Segunda maior ave do mundo o Emu, nasce em zoológico

emuEmu é uma ave australiana, sendo a segunda maior do mundo.
Nascimento foi no sábado (8), sendo primeiro nascimento de Emu no Zoo.

No último sábado (8/12/2012), em Pomerode, no Vale do Itajaí, foi registrado o nascimento de um Emu. Segundo o biólogo responsável técnico pelo zoológico, Cláudio Hermes Maas, o Emu é uma ave australiana, sendo a maior ave daquele país e a segunda maior do mundo. Só é menor que o avestruz. Quando adultas medem entre 1,50 m e 2m e pesa cerca de 60kg.

As aves vieram para o zoológico de Pomerode no início deste ano e eram do zoológico de Salete, que fechou. Nasceram em Brasília. Este é o primeiro filhote de Emu nascido no zoo de Pomerode. Há outros 15 ovos que devem eclodir nas próximas semanas. Levam 41 dias para eclodirem.

A ave está em um ambiente controlado, com temperatura que varia entre 28 e 30 graus e recebe ração especial, frutas e alguns vegetais. Ficará lá por três meses e após será levado para exposição. É a sexta ave Emu do zoológico. As outras cinco vieram de Salete e são adultas. Trata-se de uma ave de clima quente, por isso, é necessário cuidado especial até os três meses.

No habitat natural, vive em regiões de floresta e semi-abertas. É um animal que necessita de um vasto espaço, pois corre bastante. É um animal exótico no Brasil. Suas plumas são cor de chumbo e não têm tanto valor como o avestruz. Os ovos, grandes e verde escuro, são usados para artesanato. No exterior, a carne é bastante apreciada e consumida.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *