Como fotografar pequenas aves em florestas

octavio salles

O fotógrafo Octavio Campos Salles especializado em fotografar a natureza e a vida selvagem, em especial aves, diz que ao fotografar esses bichinhos penosos preferi usar o flash somente para preencher sombras em dias de sol, e não para iluminar a cena. Sendo assim, dentro de matas fechadas, tente não utilizar o flash.

Lógico que sem o uso do flash a velocidade do obturador será baixa, mas aí você pode compensar ou aumentando o ISO, ou utilizando técnicas de fotografia em velocidade baixa, como “mirror lock up” e disparar via cabo. Mas vamos ao que interessa como fazer aquele passarinho parar um pouco num lugar mais limpo?

Você quer se tornar um fotógrafo como o Octavio C. Salles, especializado em fotografar aves? Então primeiro você precisa de um playback com o canto da espécie em questão. É bom ter no mínimo duas vozes, o canto territorial (normalmente mais melódico), e o chamado típico (notas curtas). Qual usar vai depender da situação. Como a aproximação da ave é bom baixar o volume do playback caso contrário ela pode se assustar e ir embora.

Procure atraí-la pra um local onde haja alguns pontos bons pra ela pousar, locais onde você poderá fazer uma boa foto dela. Pode ser que ela não vá direto a um dos pontos escolhidos, mas com um pouquinho de insistência (com bom senso) a tendência é que ela pouse por alguns segundos em um dos galhos mais abertos, pois ela também está curiosa para saber a origem do som.

octavio salles2

Aproveite o momento, pois é difícil ela voltar. E claro, por favor, sempre use o playback com moderação, especialmente em tiranídeos , que tendem a ficar ocupados procurando a origem do som por mais tempo e não se sabe ao certo o que de negativo isso pode causar à ave.

Quando se trata de natureza todo cuidado é importante!

Referência: octaviosalles.wordpress.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *