Corrupião

Nome Popular: Corrupião
Nome Científico: Icterus jamacaii
Peso: Entre 45 a 50g
Tamanho: 23 cm
Expectativa Vida: Aproximadamente 20 anos

corrupiao

corrupiao_pb

Alimentação
Alimentam-se basicamente de frutas, legumes e verduras como maçã, mamão, laranja, goiaba, banana, jiló, berinjela, cenoura, beterraba, couve, almeirão. Aceitam muito bem larvas de tenébrio, aranhas e insetos.
Reprodução

Reproduz entre a primavera e verão onde ocorre de 2 a 3 posturas por temporada,onde a fêmea bota até 3 ovos. Após 14 dias de incubação, os filhotes nascem e aos 40 dias de vida já estão aptos a serem separados da mãe.
Distribuição Geográfica

Ocorre da Guiana e Venezuela à Bolívia, Paraguai e Brasil.
Descrição

De cor preta e laranja (raça oriental tem cabeça preta) e branco vistoso na asa. Sofrem com a destruição de habitat e tráfico ilegal. É considerada uma das aves mais lindas e, em matéria de voz, das mais dotadas deste continente. Muito procurado como pássaro de estimação, torna-se aprazível pela mansidão e vivacidade, nem foge quando tirado da gaiola, aprende diversos truques.
Fonte: www.casadopapagaio.com.br

Características

É um animal de coloração fantástica, cujas cores dominantes formam um contraste esplêndido entre o laranja-avermelhado vibrante e o preto. Colorido geralmente preto alternando-se com o vermelho-alaranjado na nuca, no dorso e na barriga. A asa tem espelho branco. Mede em torno de 23 cm. Uma das aves mais lindas e, em matéria de voz, das mais dotadas deste continente. Canto claro e sonoro de plangente maviosidade ou entonação melancólica, freqüentemente motivos bissilábicos, repetidos. Possui bico afiado como uma lança e forte como pé-de-cabra, conseguindo abrir fendas em madeira e em cascas secas de frutas.
Habitat

Cerrado e a caatinga
Ocorrência

mazônia, todo o norte do Brasil até Minas Gerais, abrangendo o Espírito Santo.
Hábitos

Tomam posições grotescas quando cantam, ficam de cabeça para baixo ou esticam o pescoço exageradamente para cima. Pertence à família Icterinae, a mesma do chopim (Molothrus bonariensis) , parentesco este que lhe confere um “caráter” duvidoso. O animal é belíssimo, mas tem o hábito de invadir belicosamente ninhos de outras espécies (bem-te-vi, joão-de-barro etc), desbancar os donos e jogar para fora os seus ovos ou as suas crias. A diferença comportamental no quesito “caráter”, em relação ao chopim, é que o corrupião cria seus filhotes e o chopim nem isto faz, inclusive parasitando o próprio parente, o corrupião. O pássaro é também um excelente cantor e imitador de cantos de outras aves, e utiliza-se desta variedade de canto e da beleza de sua plumagem para seduzir a relutante fêmea.. Gosta de pousar sobre altas cactáceas.
Alimentação

Principalmente de frutas, porém também comem néctar e insetos. Alimenta-se de um vasto cardápio, como insetos e material vegetal – cocos maduros de buriti, seiva das flores do ipê amarelo, das flores do mandacaru (cacto típico do Nordeste brasileiro) e dos seus grandes e vermelhos frutos, das flores de várias espécies de bromélias, cactáceas e de frutas de pomar. Portanto, é insetívoro, frugívoro e nectarino.
Reprodução

Canta e dança até que ela aceite a cópula. Esta põe dois ou três ovos, chocando-os por 14 a 15 dias. Depois de nascidos os filhotes, o pai e a mãe se revezam nos cuidados com a prole.
Ameaças

Destruição do habitat, caça indiscriminada, tráfico de animais. A ave é apreciada pela beleza e pelo versátil canto. A espécie aprende facilmente, quando jovem, a conviver com pessoas. Estes fatos, aliados ao descaso do Brasil com seu tesouro biológico, vêm atacando veementemente a espécie.
Fonte: www.vivaterra.org.br

História

Uma das aves mais apreciadas no Brasil, muito popular pela sua beleza e canto; chega a imitar compassos do Hino Nacional.
Descrição

Possui cor laranja-vivo no peito, ventre, uropígeo e bordo anterior da asa, contrastando com o preto da cabeça, fronte, garganta, nuca, parte anterior do dorso, asas e cauda. Em cada asa destaca-se uma discreta faixa branca na parte externa. Íris amarelo-limão, bico fino com a mandíbula superior negra e a inferior cinzenta para a raiz, tarsos plúmbeos. Tamanho médio de 22cm. Vive em bandos familiares e separa-se em casais na época de reprodução, tornando-se territorialista. Costuma ocupar ninhos já prontos (nidoparasitismo) como os de João-de-barro, Xexéu, Catorrita e às vezes constrói o seu próprio ninho em buracos na madeira.
Reproduz entre a Primavera e o Verão. Postura de 2 a 3 ovos com incubação de 14 dias em média, os filhotes saem do ninho em torno de 15 dias e passam a alimentar-se sozinhos aos 40 dias. Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, apenas com uma mais fosca “pena de ninho”. Não há dimorfismo sexual, é muito difícil reconhecer os sexos; macho e fêmea cantam. Jovens semelhantes.
Alimenta-se de frutas, néctar, insectos e pequenos invertebrados. Habita campos arborizados, cerrado, catinga, regiões abertas e secas. Ocorre do Maranhão à Bahia e norte de Minas Gerais. Ocorre noutros países, como o Paraguai, a Bolívia e a Venezuela.
Descrição

Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS
Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Temperamento

Há uma grande interactividade dele com o dono. Pássaro belíssimo, canto suave e, sobretudo, amigo. Basta cumprimentá-lo e tudo muda: estica-se todo, pula de um poleiro para o outro, vira de ponta-cabeça e canta. É um passaro único.
Temperamento

Esta funcionalidade exige que esteja registado no VIVAPETS
Pode fazer o login da sua conta ou criar uma nova conta.
Fonte: arcadenoe.sapo.pt

9 thoughts on “Corrupião

  • 08/04/2015 em 23:14
    Permalink

    Entrei no site para saber qual era a raça de um pássaro laranja e preto, pois a alguns dias estou tendo a visita de um casal com estas características, e fiquei muito feliz ao ver qual era o pássaro, e preocupado pois descobri que ele possui alto valor comercial, espero que continuem vindo se alimentar aqui, e que algum dia resolvam cantar.

    Resposta
  • 12/30/2015 em 06:33
    Permalink

    Adorei, acabei de ver um logo pela manha o seu canto me chamou atençao. Amo passaros .. sua beleza e divina criaçao de Deus.

    Resposta
  • 12/31/2015 em 20:44
    Permalink

    SOU UM APAIXONADO PELA AVE, TENHO UM MACHO ANILHADO DE CATIVEIRO,CANTA O INO NACIONAL. BELISIMA FOTO, NA MANGUEIRA, PARABENS.

    Resposta
  • 02/28/2016 em 04:48
    Permalink

    ESSE PÁSSARO É MUITO LINDO! EU TENHO UM IGUALZINHO A ESSE E O MEU É MACHO E É MUITO MEU AMIGO MESMO TANTO QUE QUANDO TRATO ELE COMO FILHO O ASPECTO DELE MUDA COMIGO ELE ME ADULA, ME CHEIRA, ME BEIJA TODA RESUMINDO ELE É MUITO DÓSIL COMIGO E ME CONSIDERA COMO MÃO DELE!!!

    Resposta
  • 04/23/2016 em 11:24
    Permalink

    Ave linda, mansa como um cão, o meu fica solto aqui em casa, dócil comigo e com minha mãe, tem ciúmes e estranha pessoas que não conhece!! Ele é a felicidade aqui de casa, porém muito interesseiro kkkk não pode ver a gente comendo nada !!

    Resposta
  • 06/30/2016 em 15:59
    Permalink

    Boa tarde, estou lançando uma coleção de roupas com o tema “pássaros”, poderiam me indicar um fotógrafo que possua um acervo de fotos do tema?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *