Como fotografar pássaros: dicas de abordagem, equipamento e iluminação

Bem-te-vi retratado em fotografia com fundo desfocado (Foto: Luiz Cláudio Pimenta)
Bem-te-vi retratado em fotografia com fundo desfocado (Foto: Luiz Cláudio Pimenta)

Fotografar pássaros não é tarefa fácil. É preciso paciência, técnica, e principalmente muito carinho pelo que se está fazendo. Para te ajudar a começar nessa arte, o TechTudo separou algumas dicas iniciais para a fotografia de aves.

Abordagem

A forma como você se comporta diante dos pássaros influencia tanto como o bom domínio de técnicas. Seu comportamento na aproximação é que vai permitir fotografar a uma distância em que seu equipamento consiga registrar adequadamente.

Pássaros são animais muito sensíveis a movimentos. Eles vão quase sempre sair voando se você chegar muito perto deles. Tenha paciência e espere que eles venham até você e não faça movimentos bruscos nem barulho. Outra dica é não usar roupas muito coloridas quando for fotografar aves. Tente usar vestes que imitem as cores do ambiente em que está fotografando.

Equipamento

Para qualquer tipo de fotografia, o equipamento é uma das partes fundamentais para obter uma boa imagem. Na fotografia de aves não é diferente. É claro que quanto melhor (e mais caro) for o equipamento, melhores as chances de o resultado ser bom. Mas até com equipamentos amadores é possível conseguir fotografias de aves belíssimas, basta ter domínio da própria câmera.

Geralmente, as lentes de maior distância focal (100 mm, 200 mm, 300 mm, etc) são melhores para fotografar pássaros. Com essas lentes, é possível ficar mais distante do animal e mesmo assim registrar detalhes. Para usar lentes como essas, é preciso tomar uma série de cuidados porque qualquer tremor da mão do fotógrafo pode arruinar a imagem.

Lentes profissionais costumam ter um sistema de estabilização interno. Caso a sua não tenha, uma regrinha simples pode ajudar a garantir imagens nítidas e sem borrões:  a velocidade de captura deve ser igual (ou mais próxima) à distância focal da lente. Dessa forma, se você tem uma lente de 300 mm sem estabilizador, você deverá usar a velocidade mínima do obturador de 300.

Além disso, uma lente clara – f1.8, f2.4 – também pode ser interessante. Essas lentes produzem um efeito de fundo desfocado na imagem, ajudando a obter uma composição mais limpa destacando a ave.

 Iluminação

Fotografar aves na luz do sol é uma ótima opção para quem tem equipamentos amadores. Esse tipo de luz, além de permitir um obturador mais rápido (congelando a ação da ave), ajuda a destacar os detalhes do animal.

Pássaro anu-branco fotografado com céu como plano de fundo (Foto: José Laércio Ribeiro)
Pássaro anu-branco fotografado com céu como plano de fundo (Foto: José Laércio Ribeiro)

As melhores horas do dia para obter uma iluminação boa são um pouco antes do sol se pôr e um pouco depois do sol nascer. Nessas horas o sol ganha uma coloração amarelada e natural e a luz é melhor distribuída, evitando sombras estranhas.

Composição

Compor uma fotografia de pássaro não é diferente de compor qualquer outro tipo de fotografia. Além de bom gosto, é sempre bom tentar seguir ideias como a regra do terço e a de respiro da cena. Uma dica boa de composição para fotografias de aves é enquadrar de baixo para cima, usando o céu como plano de fundo. Dessa forma, você evita poluir a imagem usando a vegetação como fundo.

Tech tudo

One thought on “Como fotografar pássaros: dicas de abordagem, equipamento e iluminação

  • 11/19/2012 em 17:15
    Permalink

    NÃO SABIA QUE QUE EXISTE TECNICA ESPECIAL PRA FOTOGRAFAR ESSES "TESOUROS DA NATUREZA" NÃO VOU PREDER DE VISTA ESSES FOTÓGRAFOS! ADOREI PODER VER DE PERTO OS PÁSSAROS, JÁ QUE NUNCA APRISIONO NENHUM DELES, SOU CONTRA QUALQUER TIPO DE INSTRUMENTO QUE TOLHA A LIBERDADE DELES. SEJA LÁ QUEM FOR QUE OS CRIOU, DEU- LHES ASAS. PORISSO VIVA AS ASAS VIVA A LIBERDADE DE VOAR!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *