Mil tsurus

ave tsuru
ave tsuru

Da família dos grous (cegonhas) o tsuru é uma ave japonesa que por aqui ficou famosa pela sua representação em forma de dobradura.

Quem nunca tentou fazer um origami de tsuru, deveria tentar. É divertido, bonito e requer habilidade e atenção. Quem já tentou, sabe que esse pássaro de papel acaba por se tornar um desses vícios: fazemos em ônibus, em filas de espera, para dar de presente, e em outras ocasiões.

tsuru-cegonha-origami

 

Os tsurus também têm sido hoje usados para decoração. Há móbiles de tsurus, por exemplo, entre outras peças. É fácil encontrar na internet dicas de como decorar sua casa com esses coloridos pássaros de papel.

Mas o que os tsurus carregam em suas asas é também um apelo à esperança e à paz. Conta a lenda que uma garotinha chamada Sadako Sasaki, depois de ter desenvolvido leucemia por conta da exposição à radiação da bomba atômica de Hiroshima, ouviu dizer que se fizesse mil tsurus, qualquer pedido seu seria atendido. Ela queria se curar. E foi fazendo seus pássaros de papel que chegou ao número 644. Não sobreviveu, mas aprendeu nesse tempo que sua doença era fruto de uma guerra desumana, e então disse que escreveria a palavra “paz” nas asas dos seus tsurus e que eles voariam o mundo, espalhando a esperança por um lugar sem guerras.

Por Thiago Majolo

 

Um comentário em “Mil tsurus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Codigo de seguranca *