Jacu de estalo

Jacu de estaloJACU DE ESTALO (Neomorphus geoffroyi)

Características – é um cuculídeo de grande porte com assa arredondada de regular tamanho, cauda longa, bico grande e forte, curvado e amarelado.

Pernas de tamanho regular, fortes, pé grandes com dedos e unhas bem fortes. Sexos semelhantes. A coloração do topete é pardo-ferrugínea com extremidade negro-azulada, dorso azul-ferrete esverdeado. Cauda parda-púrpura com a extremidade possuindo uma faixa verde-escura. Garganta e peito amarelados com pintas pretas e uma faixa de cor negra separando o peito do abdômen. Abdômen amarelo-canelado com região mais baixa avermelhada. A fêmea tem coloração mais opaca. A íris é amarela e castanha. Região post-ocular com pele azul pouco mais opaca.
Habitat – florestas virgens e secundárias

Ocorrência – Minas Gerais e Espírito Santo

Hábitos – vive solitário ou em casais. Ataca rapidamente suas presas com os pés e o bico. Percorre o solo, ramagens espinhentas de aceiros florestais. Ao correr pelo sole, eleva a cauda na vertical, abrindo-a em leque durante a caçada. O estalido que produz com o bico assemelha-se a de um reco-reco, ora com algumas notas ora em disparada.

Alimentação – insetos como a formiga, besouro e gafanhoto, escorpiões, aranhas, miriápodes, vermes, moluscos, camaleões e lagartixas.

Reprodução – postura com 2 a 3 ovos e o período de reprodução se dá entre outubro e janeiro. Ovo de coloração branca, medindo 45 x 33 mm em seu eixo e pesando 30 g. A incubação é realizada pela fêmea.
Ameaças – seriamente ameaçada de extinção devido à destruição do habitat e à caça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *