Arara-azul é resgatada de cativeiro em Cananéia, SP

Uma arara-azul, espécie que está na lista de animais ameaçados de extinção, foi resgatada de um cativeiro, na noite desta quarta-feira (20), em Cananéia, no litoral de São Paulo. O dono do local vai responder por crime ambiental.

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Iguape descobriu o cativeiro durante um patrulhamento rural, na rua Antonio de Moraes, no bairro Nova Cananéia. Ao passar pelo local, os policiais ouviram o som de uma ave.

Eles foram recebidos na residência pelo dono do local. Os policiais encontraram uma arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), também chamada de arara-jacinto, araraúna, arara-preta, araruna ou, simplesmente, arara-azul. O animal estava sendo mantido em cativeiro e não possuía nenhuma identificação.

 

sp_cananeia_arara_azul_arara-azul

Ainda segundo a Polícia Ambiental, o dono da residência não possuía qualquer documento de posse do animal. A ave foi apreendida e levada a sede do 3º Pelotão Ambiental, em Iguape, e será destinada ao Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (CEPTAS), em Cubatão.

Os policiais militares registraram a ocorrência de crime ambiental baseado no artigo 29 da lei 9605/98 e o dono do local irá responder na esfera penal. Um auto de infração ambiental também foi registrado por infringência ao artigo 25 da resolução da Secretaria de Meio Ambiente 048/2014. O dono da residência foi autuado e terá que pagar uma multa de pouco mais de R$ 5 mil.

Espécie em extinção

De acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF Brasil), ONG internacional ligada a questões ambientais, as araras azuis encantam a todos com sua cor vibrante e som alegre e barulhento. A arara azul está na lista de espécies ameaçadas de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação de seu habitat natural por conta do desmatamento.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *