Aquasis ajuda a preservar pássaros da fauna do Ceará

Foto: Aquasis
Foto: Aquasis

A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) desenvolve o Programa de Conservação de Aves Ameaçadas e ajuda na preservação de pássaros da fauna brasileira na cidade de Guaramiranga, interior do estado do Ceará. A ONG começou a trabalhar com a preservação da fauna marinha e, com o passar dos anos, adotou como causa a preservação de aves da fauna brasileira.

Duas espécies de pássaros estão sendo preservadas graças ao trabalho da Aquasis. Uma das espécies é o Soldadinho-do-Araripe, exclusivo da mata cearense, habitante das encostas da Chapada do Araripe. A outra espécie é o Periquito-Cara-Suja, encontrado apenas na região do Maciço de Baturité.

O pior inimigo para as espécies é o homem, mas a ONG vem trabalhando juntamente com a população para a preservação das espécies e os moradores de Guaramiranga reconhecem que o trabalho é satisfatório e vem obtendo bons resultados para tratar e manter vivas as espécies.

Francisco Cauby foi o primeiro voluntário do projeto da Aquasis e, atualmente, cuida de 20 pássaros. O caseiro do Sítio Roda D’água diz que as pessoas tentam adquirir pássaros de maneira irregular, mas sempre está conscientizando as pessoas sobre o assunto.

Foto: Aquasis
Foto: Aquasis

Por Giovanna Santurbano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Codigo de seguranca *